Domingo, 7 de junho de 2009
Santíssima Trindade
Primeira Leitura: Deuteronômio 4,32-34.39-40
O Senhor é o único Deus; não há outro.
Salmo responsorial: Sl 32(33), 4-5.6.9.18-19.20.22 (R. 12b)
Feliz o povo que o Senhor escolheu para sua herança.
Segunda Leitura: Romanos 8,14-17
O Espírito nos faz gritar: “Aba! (Pai)”.
Evangelho: Mateus 28, 16-20
Ide, pois, e ensinai a todas as nações.
Celebramos hoje a solenidade da Santíssima Trindade.
Temos muitas imagens equivocadas sobre Deus. Mas Jesus nos revelou o rosto de Deus.
Deus é Pai, “Aba”, em língua aramaica. Mas em nosso contexto humano esta imagem é deteriorada pela triste realidade que costuma exibir a imagem paterna. Claro que o Deus de Jesus é realmente pai, mas não um pai paternalista, machista, autoritário, agressivo, temível... A relação de Jesus com o Pai é de uma profunda comunhão, amor e conhecimento mútuo. As relações entre o Pai e o Filho estão marcadas pela confiança mútua.
Deus é também Filho. Na realidade humana, o filho menor depende dos pais, mas é chamado a ir alcançando sua própria autonomia em forma progressiva, para conseguir sua maturidade como pessoa. É lamentável que os pais gerem muitas vezes dependências, dominações, frustrações nos filhos. Entre Jesus e o Pai não acontece assim. Não há dominação, submissão, nem rejeição. Há um profundo amor que os iguala, graças ao Espírito (Santo) de Amor. A paternidade de Deus não submete nem subjuga, mas liberta e faz crescer.
E Deus, por último, é também Espírito. Segundo a linguagem bíblica, o Espírito é Palavra criadora, é Vida, é Cosmos (ordem), é Comunhão, é Amor. Segundo a tradição, costuma manifestar-se através de um vento impetuoso, de fogo abrasador, de suave brisa ou outras formas. O Espírito é o que enche de calor a relação de amor infinito entre o Pai e o Filho. O Espírito garante a continuação da missão de Jesus na história. O Espírito abre o entendimento dos discípulos de Jesus, dissipa o medo, enche as almas de fortaleza, ilumina e inspira as palavras com que os evangelizadores hão de dar testemunho diante de todas as nações. No Espírito agem o Pai e o Filho. É Deus mesmo acompanhando seu povo no peregrinar para uma terra onde hão de habitar um dia a justiça e a paz.
0 comentários:
Enviar um comentário